People’s Choice #2 – O fim da WCW e suas consequências

People's Choice Banner

Aqui quem vos escreve é o Érlon e esta é a segunda edição do People’s Choice.

Foi um pedido do Matheus Costa que eu escrevesse sobre as rivalidades entre a WWE e a WCW e entre a WWE e a ECW. Escrevi apenas sobre a rivalidade entre a WWE e a WCW para que eu pudesse tocar em um outro assunto importante que está totalmente ligado ao presente e ao futuro da WWE. Espero que gostem! 

Nos anos 90, vivemos o auge do pro-wrestling no mundo, tínhamos em plena forma duas grandes empresas em ação, a WWF e a WCW. As duas empresas lutavam ferozmente pelos ratings, fazendo com que o produto das duas empresas fosse o melhor possível. E se já não bastavam os esforços para melhorarem o próprio produto, as duas empresas faziam o que podiam e o que não podiam para esculhambar o produto da outra empresa, sendo o maior exemplo disso o roubo de informações e de wrestlers por parte de ambas empresas e o anúncio dos resultados do Monday Night Raw, por parte da WCW no Monday Nitro, acabou que o tiro saiu pela culatra quando o WCW anunciou que o Mankind havia ganho o WWF Championship, fazendo que milhares de pessoas trocassem o canal de sua tv e fazendo que a WCW nunca mais superasse a WWF nos ratings.

As segundas-feiras eram verdadeiras regras, conhecidas por Monday Night Wars e eram a alegria dos espectadores do pro-wrestling. Porém no início dos anos 2000 aconteceu uma coisa que mudou toda ordem dos fatos: a WWF comprou a WCW. Os rosters, os titles e os shows foram unificados, causando uma certa monopolização. Quando digo “certa monopolização” e que também havia uma ECW ali do lado, porém acabou tendo o mesmo rumo da WCW. Uma pessoa até poderia pensar que isso foi bom, reunindo os melhores wrestlers do mundo em uma mesma empresa, mas irei mostrar o meu ponto de vista e porque eu acho que isso foi péssimo e como isso está afetando atualmente.

Por ser apenas uma empresa de destaque (depois darei minha opinião sobre a TNA) houve um certo acomodamento por parte da WWF/WWE, não havendo uma empresa concorrente direta, as batalhas pelos ratings diminuíram, fazendo que também diminuíssem os esforços pela busca do produto ideal. E por incrível que pareça a PG-Era está completamente ligada a isso, sem um parâmetro quanto a qualidade do produto, a WWE está simplesmente nos colocando goela abaixo o que bem entender, fazendo com que o produto se voltasse para as crianças, sendo esta uma maneira de ganhar dinheiro através do marketing, na venda de produtos e isso tudo causa matches, promos, angles completamente infantis e o ponto alto disto tudo foi aquela Tuxedo match entre o Marella e o Ricardo Rodriguez. Em resumo a WWE está deixando a qualidade do pro-wrestling de lado para conseguir dinheiro com os pequenos.

Santino

Quanto a TNA, acho que falta um pouco de audácia, um pouco de malícia, para que a empresa de Orlando se torne uma concorrente direto a WWE. A qualidade que a TNA vem demonstrando é inegável, sendo superior que a WWE em quase todos os aspectos, mas falta um confronto mais direto com a WWE. Se colocar o Impact nas segundas-feiras pode ser muito arriscado, por que não repetir a WCW e passar os resultados do Friday Night Smackdown? Por que não ter a mesma malícia que a WWE teve ao fazerem CM Punk e Daniel Bryan imitarem o final da luta entre o Anderson Silva e o Chael Sonnen no RAW seguinte a aquele UFC?

i2TiqpJWApPkO

A TNA está com um produto melhor, só não tem a mesma tradição e a mesma, vamos dizer, “grife” que a WWE. Agora imaginem se a TNA tomasse alguma dessas atitudes e surgisse algum efeito negativo nos ratings da WWE? Vocês não acham que a WWE abriria os olhos para melhorarem o seu produto? E ainda mais nesses tempos de internet, como seria a rivalidade entre as duas empresas? Será que ao invés da DX invadir a WCW, nós veríamos a WWE a hackear o site da TNA? E será se a WWE tivesse realmente uma concorrente direta ela teria feito este monte de bobagens que fez este ano que passou, como deixar o Marella por vários meses com US champ, como fazer uma match de 18 segundos na Wrestlemanis XXVIII, como deixar o Orton face, entre várias outras coisas.

Até tivemos uma melhora no produto da WWE após o debut dos The Shield e aquele excelente TLC que tivemos, mas parece que ainda falta algo para a WWE voltar a sua melhor forma.

E este foi o segundo People’s Choice. Elogiem,critiquem,sugestionem novos temos.
Até a próxima!

Anúncios

Publicado em 30 de janeiro de 2013, em People's Choice, Textos e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Ótima matéria… mas acho que só WWE vs WCW daria uns 4 People’s Choice…

    Vi em uma entrevista, faz uns 2 anos, uma TV americana do Ted Turner, até aí é o que ele disse, falando que tinha vendido a WCW para a WWF em meados de 1998 em meio a Monday Night Wars, justamente quando a DX começou a fazer as invasões dos shows do Nitro… o acordo previa que esta transição fosse aos poucos e que Turner teria sua parcela em cima do nome WCW…

    Por isso eu tenho esta guerra entre WWF x WCW como uma grande storyline, para mim a melhor de todas até hoje…

    Parabéns pelo ponto de vista e creio que hoje esteja bem longe de acontecer algo assim, é mais fácil ter um da TNA x ROH e juntando forças para ir até a WWE… (imaginem o roster…)

    • Concordo plenamente contigo. Seriam necessários vários People’s Choice para falar da WWE e da WCW. E se ainda fosse escrito sobre cada wrestler e a sua importância para aquela época seria muito mais.
      Mas a minha intenção foi apenas fazer um preâmbulo a minha opinião.
      Sua ideia também é muito interessante. Uma união de duas empresas como a TNA e a ROH daria os maiores pesadelos as Tio Vince. Ou até a NJPW.
      Obrigado pelos elogios.

      • Fica então uma sugestão de dar aquela brisada e fazer um People’s Choice simulando uma Invasion da TNA e ROH e no que isso poderia impactar na WWE… seria interessante…

        Sobre o NXT também é uma boa… eu não vinha acompanhando, mas com estas aparições na WWE, estou começando a me interar sobre o assunto… seria uma boa até pro interesse geral…

  2. people hcoice n oseu proximo programa fale sobre o nxt que está ganhando espaço no roster principal da wwe como bo dallas eliminar wade barret no royal rumble e vencer o wade barret no raw seguinte acho que muitas pesoas gostarian de ler.

    • Excelente pedido. A WWE parece estar abrindo os olhos quanto a alguns quesitos: primeiro foi a divisão das tag-team que apesar de ter poucas tag-teams teve uma excelente evolução e em segundo foi o ponto que você colocou sobre o melhor uso do roster da NXT.
      Valeu pela dica.

  3. Eu sugiro que fale sobre o fato da Feud Rock/ Punk/ Cena ser apenas o começo de uma era de merda ja que o Mr. Hollywood volta e encerra um dos melhores reinados dos ultimos tempos para depois provavelmente perder para o trouxa do Superman de cinco moves…

    • Esta era acaba no dia 7 de abril de 2013,no momento em que o Cena aplicar o AA no Rock e ganhar o WWE championship na Mania, o The Rock volta a se esconder. Mas o que mais me preocupa e que se realmente acontecer tudo isso provavelmente teremos Cena Vs Rock na Wrestlemania XXX sendo o desempate da storyline entre os dois.
      Valeu pela dica!!

  4. Grande texto, brother! Já vi progresso em relação ao primeiro! Você está atento às críticas, levando em consideração sugestões, e vejo que isso é o que vai lhe fazer evoluir cada vez mais como colunista, sem contar que segue à temático da coluna.
    Enfim… seu texto me fez lembrar dos meus textos, quando comecei como colunista em 2011! Falei sobre quase o mesmo assunto, em 2 dos meus 3 primeiros textos. É interessante ver a semelhança do seu com o meu ponto de vista quanto comecei na blogosfera. Não que tenha mudado, mas sim amadurecido bastante. Sinto até saudades de como escrevia com “paixão” antigamente… com uma esperança de que um dia ainda poderia ver shows como os de antigamente!
    De qualquer forma, concordo com boa parte aí… como já falei, até já descrevi minha opinião muito similar à sua.
    Sugestão, já deixei uma na última edição uma, então talvez nas próximas eu venha com alguma nova ideia! Tá indo muito bem, brother! Como digo a todos os novatos em que vejo talento… se continuar assim, só tende a melhorar e crescer cada vez mais! Se precisar de qualquer coisa, tamos aê! 😉

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: