Unforgiven #3 – PPVs: Balanço Geral

Fala pessoal da Casa!! Novamente aqui estou eu! Rated-R Thiago com a minha coluna “Unforgiven” aqui na Casa do Wrestling em sua primeira marca [3 edições! (?)]. Nesta edição vou falar dos PPV deste ano!  Clique pra ler o resto do artigo!

Antes que entendam errado, não vou relembrar quem ganhou se uma luta foi legal ou chata, eu vou analisar os PPVs com um olhar específico, esta edição será apenas sobre os PPV da WWE, este ano fiquei com pouco tempo livre e acabei não conseguindo ver todos os PPVs da TNA! Meu argumento será: o quanto o PPV foi ou não “genérico”. Antes que digam algo: estou ignorando a feud entre o Cole e o King/JR ok?

Começando em janeiro: Royal Rumble, o evento que mais que agrada, simplesmente pelo caos que o ringue se torna, e por toda a importância por iniciar a road to wrestlemania, a noite se resume a lutas normais e genéricas, com a royal rumble match no main event, sendo que é a única luta com estas regras no ano todo, gosto desta exclusividade! Geralmente vemos superstars fazendo coisas diferentes, com a bookagem geralmente boa (exemplo Morrison-aranha, exemplo negativo Santino E Horns). Veredito: este ano tivemos um bom uso das regras e o evento não pode ser considerado genérico! O final foi não muito bom,  mas pelo menos não teve um retorno milagroso, e as lendas aparecendo (Booker T e Nash) em momentos de grande ovação!

My destiny!!!

Em seguida temos a “diabólica” Elimination Chamber, mais uma vez é a única vez no ano que você verá este tipo de luta (felizmente duas vezes na mesma noite).  Com o uso legal da Chamber a luta fica bem legal como este ano, mesmo achando que a luta The Miz vs Jerry Lawler foi desnecessária e que o Miz poderia defender o título numa Elimination chamber match! Veredito: Mesmo tendo uma luta pelo campeonato fora da chamber o evento não pode ser considerado genérico! E as lutas dentro da câmara foram em bem construídas.

Assim paramos no “greatest event of the year”, a Wrestlemania, que desde que perdeu a Money In The Bank Match, é um PPV com lutas “genéricas”, mas em geral tem mais lutas (4 horas de duração) com feud melhores construídas, é genérico porém é único em importância (e ai colocam um famoso inútil pra lutar coisa que acho desnecessário!) Veredito: mesmo sendo genérico com a ajuda do The rock e de lutas boas como a do Rey Misterio, foi um evento muito bom! Além de que foi a ultima luta do Edge, ou seja imperdível!

(Exceto a parte da Snooki, que confesso, pulei)

O próximo da lista: Extreme Rules, começa pior o cenário aqui: um Extreme Rules que de extreme teve muito! Muito pouco, exceto quando Brodus Clay abriu a cabeça em dois (que foi acidental, diga-se de passagem) o PPV foi nada extreme. Usar kendo sticks e steel chairs em uma extreme rules match é muita falta de criatividade! E olha que está foi a luta mais “radical” da noite. Tivemos tables, steel cages, ladders, porém as “armas” pouco foram usadas Veredito: quase genérico, mas até que deu para encanar!

Sheeeeeee! Doeu hein?! (única coisa extreme do ppv todo!)

Over the limit: vou começar pelo veredito: GENERICÃO, nenhuma luta que não poderia ser feita em uma Raw ou Smackdown todas as lutas sem nenhuma estipulação interessante, a única diferente que foi a I Quit match, foi mais uma atuação padrão do Cena: apanha até ninguém aguentar mais, para depois ganhar (se pelo menos tivessem mantido o final com a gravação, seria pelo menos digna!)

Ai vem o PPV que menos gostei no ano todo: NENHUMA luta com estipulação diferente: o Capitol Punishment, poderia ser chamado de Boring Punishment, mesmo com R-truth inspiradíssimo nas suas promos nas semanas anteriores, a luta foi mais do mesmo, e pior não só a do main event, mas todas as lutas foram MUITO genéricas, poderiam ter ocorrido em qualquer outro PPV ou mesmo um programam normal: Veredito: horrível de genérico. Fico me perguntando por que trocaram o Fatal 4-way, que por si só é um tipo e luta difícil de ser vista atualmente (acho q mais rara que isso só Tornado tags matchs), e poderia gerar um PPV mais dinâmico, colocaram esta coisa tosca! Espero que ano que vem ou façam algo que tenha a ver com “Punishment” ou voltem com a fatal 4-way.

Não entendi a troca!

Felizmente depois do pior vem se não o melhor um dos melhores PPV do ano: Money in The Bank, lutas únicas que repercutem na WWE até agora quase meio ano depois dele (tem como pedir mais?) as lutas únicas (MITB) foram bem bookeadas, coom ótimo uso das escadas, ganhadores muito bons que saíram do padrão (principalmente Daniel Bryan), além da incrível match entre CM Punk, e John Cena, que mudou muita coisa na WWE, saída do Vince, HHH como COO. Começo da consolidação de Mark Henry como o mais novo mostro, que sempre deveria ter sido! E Christian ganhando o WHC via desqualification numa das estipulações mais SEM sentido do mundo do PW, pra perder mês seguinte! (é nem tudo é perfeito!) Veredito: PPV pra baixar em PPV e assistir no dvd da Sala com telona grande e home TEACHER xD

IT WAS HUGE!!!

Depois vamos ao segundo PPV em importância da WWE: Summer Slam, ele é genérico, não tendo nenhum estipulação características, mas é perdoável, pois a bookagem foi muito melhor que os PPV genéricos, inclusive que a Wrestlmania, mostrou como fazer uma extreme rules match decente (Randy Orton vs Christian), outra luta MUITO boa entre Cena e Punk, com o cash in bem sucedido do Del Rio, o inicio da onda de vitórias de Wade Barret. Veredito: mesmo sendo em tese mais um PPV genérico, a WWE fez jus se tratando de um Big Four, até o momento só perderia pra o Money in the Bank e para o Royal Rumble!

Isso deveria ter ocorrido no extreme rules!

Chegamos Ao Night of Champions, que é mais genérico PPV de todos, mas ele se camufla como o “ppv onde todos os títulos são defendidos” em tese TODO titulo era pra ser defendido em PPV, mas neste é certeza que os títulos serão o foco né? Vejamos Cena termina o reinado do Del rio em menos de um mês, teve uma fatal four way (de novo, por que não voltar com o Fatal 4-way?) Pelo menos teve a vitória imprevisível do Mark  e o main event foi a luta entre Punk e HHH, que era claro quem seria o vencedor por causa da estipulação, piorou ainda mais por ter terminado com a interrupção da awesome truth, que foi bem desnecessária! Veredito: foi salva pela vitória do Henry, e pela luta do US Championship, mas não consigo colocar ele como um dos melhores, fica no meio da lista.

Hell in a Cell: Mais um PPV que teria um tipo de luta que seriam exclusiva do ppv, porém além de ter sido apenas duas (poderiam fazer uma tag tornado hell in a cell…) a luta do Henry poderia ser feita em um ring normal, mesmo a luta que o Del Rio se saiu vitorioso, não usou lá muito bem a cell, mas pelo menos não pode-se se falar que a luta foi genérica, mas o ppv foi, se mudaram pra CyberSunday, seria a mesma coisa: Veredito: FRUSTRANTEMENTE genérico! Péssimo uso do ambiente, podendo gerar belos Spots, mas não foi o caso.

Ver algo assim era sonhar demais, mas as lutas poderiam ser em steel cage que num daria nada!

De presente tivemos mais um ”novo” PPV este ano, mas eu me pergunto: pra quê fazer um PPV novo, sem NENHUMA estipulação? Sério tem MUITAS lutas que a WWE poderia fazer (isso sem alterar em nada na PG), mas fizeram outro PPV supergenérico. Porém a bookagem foi muito boa, com um spot MUITO foda (holyshit of the year), com uma lastman standing que também surpreendeu, pela qualidade da luta e pelo resultado! E pra variar Dolph Ziggler Voando! Veredito: provou como um PPV em tese genérico pode ser muito bom!

¨

Holy Shit! Holy Shit!

Estamos chagando ao final do ano, com a volta ao ringue mais esperada(do mês) do ano! The Rock voltando ao ringue!  E para fazer tag com o CENA na Survivors Series! Mas com um detalhe a tão famosa Survavor Series Match, não terá os dois, Ah tbm nem terá feud pra ela, ela vai ser jogada de canto, e ajudada por um botch épico, que resultou na lesão do international non-sensation, Sin Cara!, eu achei de longe o pior dos big 4 só por estes detalhe da luta CARACTERÍSTICA do ppv ter sido totalmente jogada de lado, os rumores que a match seriam team wwe (com o HHH como capitão) e o outro time “riot” capitaneados por awesome truthm seriam bem mais rica!), PPV que não era pra ser genérico, chegou a me decepcionar! Só pra não deixar de mandar bem, Dolph Ziggler faz mais um lutão, Cm Punk ganha, a luta foi boa, mas a troca constante de campeões estava sendo preocupante (tema do meu primeiro texto!). Veredito: fraco, todo mundo esperando por uma rematch decente entre Show and Henry e acabando daquela maneira que não é típica de um monstro! Foi típica de covarde (The Miz cai como uma luva nisso!)

E Para acabar! TLC! Acabei de ver ele (um pouco atrasado né? Eu sei xD), finalmente um PPV com boas estipulação e acima de tudo um ótimo uso delas, os resultados foram muito legais, mas o mais importante as lutas foram muito boas, (exceto a do big show e do henry, o cash in foi depois então não conta)  mas elas foram boas por causa do uso inteligente dos segmentos entre as lutas, e principalmente que usaram a estipulação, você não conseguiria fingir que a luta era uma luta normal, em todo momento era claro que tinha uma estipulação mandando! Veredito: Melhor PPV do ano sem mais!

Algum Heel Turn em um futuro próximo?

Bom para acabar, gostaria que além de ser um balanço, seria uma reflexão de como um PPV ter que ser! Para mim o ppv teria que seguir os parâmetros: Tter lutas Exclusivas, coisa que você não ve ou pelo menos não costuma ver na programação normal. Fazer com que as lutas (exclusivas ou não), tenham uma feud por trás! Deixa de lutas brotando do nada e sem ter repercussão alguma! Realmente espero que ano que vem os PPV sejam mais como TLC e menos como Boring Punishment!

Ufa! É isso ai pessoal! Este foi o meu balanço dos PPV deste ano, a próxima edição já sai logo logo e será sobre o mais novo jogo da WWE! Vou ficando por aqui! Dúvidas, críticas, sugestões ou xingamentos só usar os comentários! Até breve!

Sobre Rated R - Thiago

procrastinar é o que há!

Publicado em 23 de dezembro de 2011, em Textos, Unforgiven. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Cara gostei do texto no estilo retrospectiva, porém discordo de você em alguns pontos, o NOC foi MIL vezes melhor que o Night Of Champions, e o Money in The Bank foi melhor que o TLC apesar de que o ultimo também foi um belo PPV.
    Parabéns

    • Eu tava analisando sobre o ponte de vista de usar bem as estipulações/ter estipulações diferentes… e o TLC foi oq melhor usou as estipulações, as bookagens usarm muito e bem as armas!!

      qnd a quem ganhou, e performances individuais ai mudaria minha análise!

  2. Ótimo Texto,a WWE fechou o Ano com Chave de Ouro no TLC,que venha 2012 e seja um Ótimo Ano para a WWE.

  3. Ótimo ver que a WWE tirou o Capitol Punishement do Calendário de PPVs.

Escreva seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: